Todos já podem se alimentar bem e com qualidade quando saem de casa


No horário de pico nos shoppings mais famosos da cidade de São Paulo, você pode precisar pedir, para conseguir um lugar: “com licença, senhor (a), posso sentar com você nessa mesa?” Isso porque as praças de alimentação lotam com trabalhadores e estudantes que precisam almoçar por perto do trabalho ou escola/faculdade. Para lidar com isso, os restaurantes procuram ser cada vez mais diversificados, saudáveis e naturais, e acabam ajudando os vegetarianos a se alimentar bem. Essa comunidade cresce muito e por motivos variados, seguindo doutrinas distintas. Os estabelecimentos dispõem de uma variedade de escolhas permitindo que os clientes montem seus próprios pratos. Dessa maneira, seus cardápios não ficam limitados a pratos prontos, possibilitando uma imensa diversidade, além de poder se alimentar corretamente, os shoppings dispõem de muitas franquias que podem ser confiáveis pela sua tradição, organização e higiene.

Em shoppings, com suas praças de alimentação recheadas de restaurantes fast-food, os vegetarianos têm poucas opções, mas não são inexistentes. O que o cliente precisa fazer é não só procurar um lugar que tenha variedade de vegetais, queijos e outros alimentos que possam comer, mas também uma higiene mais consciente para com os produtos, não misturando ingredientes e nem mesmo utensílios.

“A cada troca de tarefas o funcionário deveria mudar a luva plástica, o que nem sempre acontece” diz a nutricionista Fabiana do Rego. “Por exemplo, se o funcionário está fazendo o sanduíche e vai pegar o prato descartável dentro de uma embalagem, ele deve trocar a luva ao voltar pro sanduíche, se não a luva vai estar suja e não vai servir pra nada a não ser pra não sujar a mão dele”, completa. É mais confiável que uma pessoa não use a luva, mas lave as mãos entre a troca de tarefas do que usar a luva apenas por usar.

Os restaurantes oferecem as opções, mas depende de cada cliente saber qual alimento substitui os nutrientes perdidos pelo não consumo da carne. Alguns alimentos inibem a absorção de certos nutrientes. “Para os que comem ovos, que é uma boa fonte de proteína, não podem colocar leite, que atrapalha a absorção da proteína por causa do cálcio. O ideal é auxiliar o intestino comendo alimentos com vitamina C, por exemplo, uma laranja ou morango.” Como existem vários tipos de vegetarianismo, alguns deles não conseguem suprir essa falta que a carne faz, e tem que tomar complementos alimentares.

Os shoppings estão cada vez mais preocupados em oferecer opções diferenciadas e os vegetarianos podem aproveitar essa deixa para procurar mais diversidade. Para quem come esporadicamente em shoppings, alguns restaurantes conhecidos e confiáveis estão à disposição. O restaurante Subway, por exemplo, utiliza de um amplo cardápio de opções para a população em geral, mas quando se trata de vegetarianos, existem poucas possibilidades de variação. “Como o Subway é uma franquia, não da pra modificar o cardápio, mantendo-se o mesmo em todos os lugares. Cada um monta o seu sanduíche com as opções que existem e é por isso que não tem como fazer mais de uma opção vegetariana.” argumenta Willian Amaral, gerente do Subway do shopping Eldorado.

Cauê Angotti tem 18 anos e é vegetariano há quase 10 meses. “Um dia parei para pensar sobre isso e vi que realmente é desnecessário ter que matar um animal para me alimentar”, explica. Ele também considera mais saudável uma alimentação sem carne. Ele não gosta de sair para comer porque não encontra muitas opções, “é horrível porque nunca tem pratos para vegetarianos e quando tem, é muito caro”, diz. Uma das coisas que ele mais sente falta é a praticidade para se alimentar. “Quem é vegetariano não come em todo lugar, quem não é pode sair que em qualquer lugar come” lembra. Nos restaurantes ainda é muito comum o equívoco do que realmente é comida vegetariana, “já fui a uma lanchonete que tinha um sanduíche que chamava X-vegetariano… E tinha frango.” Reclama e alerta que nos shoppings também existe essa falta de informação.

Em relação à saúde, os médicos, nutricionistas e até personal trainers lembram que as pessoas desse estilo de vida têm sempre que consultar um profissional, fazer exames para ter certeza que a saúde está em bom estado. Os professores de academias estão sempre preocupados com a saúde dos alunos, orientando para que tenham bons resultados. A personal trainer Lubianca Cavedini dos Santos alerta: “os personal trainers não podem passar dietas para ninguém, mas sempre indicamos um profissional e damos dicas, assim os alunos ficam satisfeitos com os resultados e saudáveis.”

Portanto, se você é vegetariano, não deixe de comer fora por falta de opções. Os restaurantes estão se adaptando cada vez mais para seu conforto. Procure saber da onde vem a comida, se os vegetarianos aprovam aquele lugar, se o estabelecimento respeita essas opções e se eles estão bem informados. E não se esqueça que sempre se deve procurar um profissional para acompanhar a sua saúde. E bom apetite, vegetariano.


Texto de Gabriela Pagliuca e Aline Mendes