É impressionante como as coisas mudam totalmente quando se tem amigos por perto. Não só perto fisicamente, mas quando sabemos que eles estão lá, simplesmente. O engraçado de estar longe de todos os amigos é perceber o quão fraco nós somos.

Perceber isso é bom e ruim ao mesmo tempo.

Bom porque nos damos conta de que não podemos ser felizes sozinhos. Mesmo que tentemos, ou ainda, que precisemos, não podemos e não devemos. Quando descobrimos isso, acabamos lutando pra ser alguém melhor para poder agradar os outros.  Na tentativa de fazer para as outras pessoas evoluímos e melhoramos como seres humanos, para nós mesmos. Convivendo sempre com pessoas percebemos alguns defeitos que ainda podem ser corrigidos. Nos faz enxergar melhor onde estamos errando. Desse modo, não ficamos na inércia quando se trata de evolução também espiritual.
Só que ao mesmo tempo que é ótimo ter pessoas sempre por perto, é péssimo depender dos outros porque, definitivamente, temos que aprender a viver sozinhos. Temos, sim, que aprender nos amar e ser auto-suficientes porque nem sempre teremos os amigos por perto.
Não podemos nos doar por inteiros se não estivermos felizes com nós mesmos. Temos que nos amar primeiro para poder dar amor para os outros. Quando me perguntam se eu coloco os outros em primeiro lugar, pra depois pensar em mim, respondo que não, sem titubear. Isso me faz primeiro egoísta?  Talvez, mas nunca deixo de explicar meu raciocínio: se eu, como mãe (exemplo) não cuidar da minha saúde e ficar sempre doente, como vou poder cuidar do meu filho do jeito que é esperado? Então, eu cuido de mim para poder oferecer algo para o mundo.

Depois dessa explicação, ainda parece egoísmo? Mesmo que pareça, não é.

O importante é sempre tentar evoluir, crescer, aprender, sempre fazer o bem para os outros. Assim, mesmo que você esteja de passagem em algum lugar estocástico do mundo, pode ter alguém que possa conversar, trocar idéias, sair, paquerar ou simplesmente ter com quem almoçar. Por que todos mundo gosta de conversar com pessoas alto astral, amáveis, que sabem ouvir! Ninguém gosta de gastar tempo com pessoas egoístas, que só pensam nos seus interesses. Acho que temos que aprender ser os dois, sabe? Ter amigos e também saber viver sozinho. E se somos só uma das duas coisas, temos que fazer um esforço pra contrabalançar.

Acho que temos que nos concentrar nos nossos defeitos primeiro, depois nas nossas qualidades, para poder errar menos. É bom ouvir também, ficar só falando é falhar ao tentar fazer novos amigos (você deve tá pensando: “olha quem fala! Hunft!” Ei, eu gosto de falar sim, mas também gosto de ler o que você tem a dizer! Pode comprovar isso comentando, ok?). Há várias dicas de como fazer amigos pelo mundo! Faça uma pesquisa rápida na internet que rapidamente encontrará.

Usando as dicas que encontrar, tente sempre ser amigável, mas também saiba ser discreto e não um livro aberto para todos. O importante é focar no que você quer. Claro que o problema é que receita não tem. Posso garantir que com cada pessoa é diferente. Se você quiser mesmo encontrar esse equilíbrio, o esforço pode ser muito grande, mas é gratificante. Digo tudo isso por experiência própria. Comente suas experiências e dicas de como chegar ao equilíbrio pros próximos leitores!