Não é a primeira vez que alguém fala comigo sobre sua ansiedade e mente inquieta perguntando se eu "já fui" assim. Não, não só já fui assim como SOU ASSIM ainda. Todo mundo que não é iluminado tem seus momentos. Por mais equilibrado que seja, quem nunca sentiu uma ansiedadezinha?!

Há alguns anos estou mergulhando em mim mesma e descobrindo as profundezas do meu ser. Entre as práticas, a meditação é disparada a mais citada, entre meus companheiros de jornada, como uma forma de enfrentar nossas sombras e desbloquear nossas energias para conseguirmos ser nossa melhor versão.

E se você é ansioso/a, tem pensamentos demais e acha que não consegue meditar, aconselho começar.

Não meditamos depois de resolver nossos problemas, de aquietar a mente, como se fosse: "me aquieto, logo medito". Acredito que seja mais para "medito, logo me aquieto". Não espera resolver seus problemas pra meditar, ou ficar menos ansioso. Quer meditar? Não dá essa desculpa - se você é ansioso e não consegue acalmar a mente, meditação é pra você. A não ser que você realmente não queira meditar, que esse não seja seu caminho.

Não sei sobre os outros, mas sobre mim: não atingi a iluminação mesmo com práticas espirituais. Talvez nem alcance, não me importo, na real - só quero ser minha melhor versão e tenho paciência comigo, com meus erros, com meu caminho.

Como Humana, todas as emoções ainda estão aqui. Após trabalhar muitos aspectos meus que antes eu não conhecia, consigo que algumas emoções não se transformem em sentimentos (deixo fluir) ou transmuto em algo bom.

Trabalho meus chakras diariamente, permito que meu corpo esteja aberto para que todas as emoções fluam, sem me identificar como sendo uma coisa ou outra.

"Sou isso também, não apenas isso".

Sentir todas as emoções é necessário e a expansão da consciência se dá toda vez que situações ruins se tornam padrão e viram sentimentos - observou que há algo errado, identifica a questão e trabalha até que a emoção ruim flua, dando espaço para outras. Assim um novo aprendizado virá dessa emoção ruim e emoções ruins acabam virando milagres, oportunidades.

O autoconhecimento nos oferece insumos para adquirir autocontrole. Quando identificamos nossos gatilhos emocionais e ficamos alertas a eles, conseguimos agir com muito mais consciência, sem reatividade desnecessária nas situações de maior pressão para nós mesmos. Não há uma regra de como agir em toda situação, pois cada pessoa tem sua história e, portanto, suas especificidades quando se trata de gatilhos. Precisamos olhar sempre pra dentro e procurar perceber nossos gatilhos e procurar se controlar.

É fácil ser uma pessoa gentil, paciente e amorosa em momentos bons, de descontração, de alegria. São os momentos difíceis e de pressão que nos mostram nossos pontos a serem trabalhados.

A meditação é uma ótima ferramenta para desenvolver a resiliência necessária para que não nos abalemos com as situações que percebemos e expressamos como negativas. As emoções "negativas" vão aparecer, os estímulos "negativos" vão surgir e quanto mais resiliência, menos sofrimento. Repetindo, pois isso é importante: com a prática, até situações que antes julgamos negativas se transformam em oportunidade de crescimento.

Com a prática da meditação, diante de emoções fortes - positivas ou negativas - nos reconectamos com nosso ponto de paz para agir sem tanta influência do ego, e sim a partir de uma consciência cósmica cada vez mais elevada. Assim, agimos com menos reatividade dos "homens das cavernas" e nos conectamos uns aos outros, oferecendo cada vez mais amor e alegria a quem cruza nosso caminho.

E uma coisa é fato: quanto mais praticar, mais fácil se torna meditar. Quando nosso cérebro descobre o caminho para a meditação e o estado meditativo, descobrimos um atalho e passamos a nos aprofundar em nós mesmos cada vez mais. E isso não tem a ver com religião, nem mesmo com espiritualidade, e sim com sinapses cerebrais.

Em um ano, você vai agradecer ter começado hoje. Nem procura desculpa, só faz.

Já viram meu vídeo sobre meditação?

https://youtu.be/nY1sKsTm2Bc

Coincidência ou não, hoje faz 1 ano que passei pela minha primeira sessão de thetahealing e agradeço muito por ter seguido esse chamado  ♡