procura_se_1

Sabe aquele lugar comum: "pimenta nos olhos dos outros é refresco"? É clichê, mas não é mentira. Veja o que acontece entre minha melhor amiga e eu, por exemplo. Somos muito companheiras, ela sabe tudo de mim e eu dela (viver perigosamente!). Trocamos conselhos e experiências. Somos tão próximas que às vezes penso que ela sente as mesmas coisas que eu. Mas não tem jeito, quando é ela quem está sofrendo de amor, talvez eu dê conselhos que ela já havia me dado quando era eu a com coração partido.

A decepção amorosa de sua melhor amiga pode não fazer sentido pra você, que está fora. Você pode tentar consolá-la dizendo que o cara não a merece ou que eles já não estavam indo bem mesmo. Pô! E daí? Ela está sofrendo. Claro que isso não significa que você não se importe com ela ou que seus problemas sejam maiores. Não é isso! A questão é que a emoção cega, faz mesmo tudo parecer um monstro de sete cabeças.

A mesma coisa com a felicidade dos primeiros momentos de um relacionamento. Você acha que é um pouco perigoso sua amiga se iludir, pede pra ela tomar cuidado. Mas foi ela quem te disse isso há alguns meses, quando você conheceu seu ex, lembra? E você não acatou o conselho, do contrário, não teria sofrido com o rompimento.

Quando o negócio é com você, a história muda completamente e o conselho que você deu pra ela, não vai fazer sentido na sua própria cabeça... E ainda vai argumentar que a situação é diferente, o que pode até ser, mas todo conselho é adaptável.

Então, só porque a emoção nos cega e nos deixa loucos, não devemos fazer o que ele diz? De jeito nenhum. Eu acredito que não devo deixar meu coração frustrado e não fazer o que ele pede. Ele pode ser burro e inconsequente, mas sabe como me fazer viver cheio de emoções deliciosas e alegrias indispensáveis para um ser humano, e ele nos ensina a viver!

E os conselhos da sua melhor amiga? Sinceramente, às favas com a razão (só a razão, não ela, pelamordeDeus)! Principalmente quando se trata de sentimentos! Amar sustentado por razão? "Não pode existir (...)! Isso é uma contradição em termos" (Renato Russo).

Que beleza teria a vida se não deixássemos o coração comandar, deixar a razão amordaçada? Esqueça o medo de sofrer, entregue-se, viva intensamente, não diga não ao amor. Apaixone-se todos os dias, mesmo se for pela mesma pessoa. Use a razão apenas para coisas práticas do dia-a-dia - Claro, se você conseguir se concentrar!