A cada hora somos bombardeados com muita publicidade, tudo está a venda e por isso, até mesmo as pessoas mais críticas podem pensar que estamos em um beco sem saída, mas não necessariamente. Talvez tenhamos que consumir o que nos oferecem, mas não precisamos ser manipulados como eles querem que sejamos e deixar de fazer nossas próprias escolhas, pensando bem antes de comprar do que comprar por impulso.

           As pessoas acreditam que são vítimas de um sistema e de pessoas que não param de vender, mas o errado da história não é quem vende e sim quem compra sem pensar. Não tem problema comprar, o problema é comprar incessantemente porque pensam que assim vão ser mais felizes, que vão estar na moda ou que vão ser melhores que os outros. Às vezes já até tem algo com a mesma função, mas quando lança um novo, querem por tudo. 

           Como você é? Como você reage à publicidade? É o que eles mais querem que você não faça, mas, POR VOCÊ, faça: reflita um pouco sobre isso.

           Eu ainda não entendi a questão de moda (termo geral, não só pra roupa). O que é a moda? Não é meio que cada um faz sua moda? Como eu posso usar a mesma roupa que Gisele Bündchen usa nas passarelas e que Miley Cyrus usa para passear com seu namorado, afinal de contas, não temos os mesmos corpos e nem os mesmos gostos. Ou então porque vou querer um super computador de último modelo se eu já tenho ainda o meu que funciona? 

           Vamos pensar em uma questão: Quando escolhemos pessoas como amantes e amigos sem se importar com a beleza, a moda e o que essas pessoas têm de valor material, porque ainda acreditamos que se tivermos tudo isso, vamos ser escolhidos como o melhor? Sei que há pessoas que só se importam com coisas materiais e que escolhem amigos e amantes nesse quesito, mas não escrevo pra eles, escrevo para vocês que chegaram até aqui, que pensam. Pessoas que não pensam muito não chegariam jamais nessa parte desse texto.

           Esse negócio de moda e estilo de vida que a publicidade faz é só pra ganhar cada vez mais dinheiro e também para poder manipular as pessoas que não percebem que enquanto compram sem pensar, eles estão rindo sem parar. E quem pensa que ri dos outros por não usarem roupas de marca, produtos importados e de ultima geração, nunca vai entender que a piada é ele mesmo.
           Você gostaria de continuar sendo a piada dos publicitários e comerciantes? Então, na próxima vez que você for comprar, pense. Sei que é difícil no começo, mas depois que a gente se acostuma é gratificante. Pense se o dinheiro não vai te fazer falta depois, se já não tem um produto semelhante e se é realmente necessário gastar sua recompensa de um trabalho duro nesse produto.

           Se depois de pensar nisso e em outras questões que você mesmo pode formular (porque se não eu estaria te manipulando e a coisa não funciona assim, o objetivo é pensar por nós mesmos), você realmente achar necessário comprar, compre, mas compre com a certeza de que não vai se arrepender depois (a melhor parte).

           “El mundo es un lugar peligroso para vivir; no por causa de los que mala gente, sino por aquellos que no hacen nada a respecto a esto”. 
Albert Einstein