Meu Cachorro era grande e negro, seu peso era normal, nem mais pesado nem mais leve que os outros, seus olhos pareciam duas jabuticabas, e quando eu fazia cafuné em sua barriga, ele piscava sem prestar atenção. Eu o queria de volta, pois me faz muita falta.
        Costumávamos passar as tardes inteiras deitados na cama, ele nunca falava comigo – claro – mas enquanto eu falava da minha vida, dos meus problemas, eu sei que ele me ouvia, mesmo parecendo meio alienado, só faltava ele me responder, mas eu sabia que era impossível, Cachorros não falam. Só por isso o perdoava.
        Outro dia, cheguei em casa e ele pulou em cima de mim como se não tivesse me visto há anos, totalmente apaixonado, quando na verdade, o vi antes de sair de manhã.
        Desde que ele entrou na minha vida, estou muito mais feliz, me dava amor, carinho e atenção, passei a me sentir amada, pois sempre eu sinto que ele me entende, quando eu estou brava, ele fica quietinho olhando pra mim, parece que pede carinho, mas fica na dele só pra eu não gritar, pois sabe quando eu estou de mau humor e entende que não é um dia bom de pedir pra brincar. Por outro lado, sabe quando eu estou carente e triste, precisando desabafar, então ele senta e fica me olhando com ar de caridade. E quando estava feliz, saíamos para correr de manhã no calçadão da praia, depois ficávamos juntos a tarde inteira tomando sol, as vezes até na piscina. Ele era meu companheiro numero um.
        Meus irmãos e minha mãe eram contra, deram graças a Deus que ele se foi, odiavam a idéia de ele ficar dentro em casa, eles achavam que ele só fazia bagunça e sujeira, achavam que ele parecia um porco, diziam que não merece todo esse meu amor que eu tinha para oferecer, que eu precisava casar com o primeiro alemão que me aparecesse!
        Deve ter sido isso que aconteceu pra ele ir embora, ele deve ter sentido a péssima vibração da minha família. Sempre que eles vinham aqui em casa, eles o chutavam, praticamente o trancavam na cozinha, acho que ele se sentir pressionado e magoado, sei disso por que eu aprendi uma vez que os Cachorros também têm sentimentos.
        E acho que foi isso que aconteceu, por isso eu imploro para que se o encontrarem, o tragam de volta. Há três semanas, cheguei em casa do trabalho e tinha um bilhete para mim: ‘Fui comprar cigarro… Já volto’ Ele não fumava. E nunca mais voltou.