66267_492527507444743_15460251_n

De um tempo pra cá, tenho refletido sobre a tal Lei da Atração. Conhece? Bom, existe um livro e um filme sobre o assunto, que ficaram famosos há uns anos, chamado “O Segredo”. Parece autoajuda, porque na verdade é para as pessoas se “auto ajudarem” mesmo, mas é mais do que isso. É sobre essa lei que é, inclusive, estudada pelos físicos quânticos.

 O filme completo está abaixo do post. Se gostarem do tema, sugiro que procurem mais sobre ele. Tem muitas coisas sobre isso, diversos pensadores que desenvolveram, inclusive, metodologias para que se alcance o que se quer.

Minha reflexão é sobre o poder da nossa mente e o que ela pode fazer por nós. Ao refletir, lembrei de uma situação em que atraí exatamente o que eu queria, sem saber que eu estava utilizando essa Lei da Atração.

 Em 2012, eu tinha uma meta muito bem estabelecida. Eu sabia onde estava e onde eu queria chegar. Minha meta era tirar nota 10 no TCC. Eu fazia parte de um grupo de três meninas, eu, Dora e Paula. Nossa orientadora, a Cris, sempre muito legal, mas querendo ser realista, dizia: "Tirar 10 no TCC é praticamente impossível. Para ter nota 10, o trabalho precisa estar perfeito. Nenhum trabalho de conclusão de curso é perfeito".

Eu não desisti, não. Dizia pra ela: "Ok, professora, mas qual é o caminho para a nota 10?". Ela dizia que estávamos no caminho certo. Era sempre a mesma coisa: quando pedíamos orientação para alcançar o 10, ela dava o mesmo alerta. Insistíamos e tínhamos a mesma resposta: vocês estão no caminho certo.

No final do ano, quando ela fechou nossa nota, mesmo achando que o trabalho estava, de fato, perfeito, nos avaliou com 9,5. De acordo com ela, iria parecer arrogante ao dar nota 10 para suas orientandas. De certa forma, fiquei decepcionada. Mas continuei trabalhando firme para chegar ao 10. Afinal, a nota dela seria somada com a nota da banca final, o que nos daria uma média.

Ainda havia chance. E 9,5 não era uma nota ruim, levando em consideração tudo o que tínhamos escutado o ano inteiro. No dia da banca final, estávamos tensas, como todos ficam. Ao nos avaliar, a banca fez algumas considerações, mas observou que o trabalho estava ótimo.

 Ao receber o resultado, uma surpresa: a banca tinha nos dado nota 10!

E somando com a nota 9,5 da orientadora, ficaríamos com média 9.75 - e isso arredondou a média final pra 10!

 O que aconteceu? Alcançamos nossa meta!

Por quê? Porque eu tinha traçado um objetivo e todas as minhas atitudes correspondiam a ele. Por exemplo, engajei minhas colegas de TCC, a Dora e a Paula a terem essa meta também. Elas compraram a ideia, trabalharam tanto quanto eu para alcançá-la. Não poderia ter recebido o 10 sem a ajuda delas. Fizemos muito mais do que era esperado. Li mais livros do que o mínimo pedido para a parte teórica, conversei com mais pessoas do que eu precisava e eu e minhas colegas trabalhamos mais duro do que era necessário.

Ou seja, primeiro passo para o sucesso é estabelecer uma meta, saber aonde se quer chegar. Além disso, é necessário acreditar. Não desanimei nem com as palavras da professora - ao contrário. Parecia que aquilo me dava mais força pra provar que ela estava errada, porque acreditava de verdade que podíamos tirar uma nota 10.

 Isso acontece porque nossa mente é mais forte do que imaginamos e quando desejamos muito algo, de verdade e do fundo do coração, superamos todas as barreiras e obstáculos, enfrentamos a todos para conseguir.

 Este é um exemplo simples que levarei para a vida toda. Convido você a fazer uma reflexão sobre isso e criar metas para sua vida. Depois que eu me lembrei dessa história, não tem como eu deixar de fazer a minha lista de desejos!

https://www.youtube.com/watch?v=zESTyvGISdU