Viver melhor e ter mais liberdade andando da bicicleta

Vá de Bike!
Imagine a mesma cidade de São Paulo de hoje, a megalópole que você adora por sua diversidade, demanda, serviços 24h, cheia de gente diferente, opções e... sem trânsito, com o ar menos poluído, mais tempo para o lazer!

Isso mesmo! A cultura da bicicleta nos levaria a uma cidade menos caótica. Você está cansado disso tudo? Pois é, eu também! Quem se lança nessa aventura passa menos tempo dentro do carro ou transporte público, aproveita mais a hora de lazer e descanso, gera menos poluição, fica menos estressado e ainda se exercita... Tudo melhorando sua qualidade de vida. Maravilha, não? Mas as vantagens não param por aí, não. Você acha tudo isso impossível de acontecer? Que nada! Cidades como Amsterdã vive sobre duas rodas, lembra da novela? 
Mas não se preocupe, por que no Brasil isso pode acontecer, e acontece! Em Sorocaba, localizada a 92 km de São Paulo, existe uma grande tendência ao uso da bicicleta. A cidade possui a segunda maior rede de ciclovias do país e a população é incentivada por parte da prefeitura a aderir. Um dos incentivos é o projeto IntegraBike, que está entrando em vigor e disponibilizará bicicletas de graça para a população, com o objetivo de conscientizar que o veículo em ascensão é viável. Mais de 60km de ciclovia está disponível para os que querem mudar seus hábitos!
Claro que não é um milagre. As coisas não mudam de uma hora para outra, o automóvel continua e vai continuar soberano por bastante tempo.  Se você acha que mudar seus hábitos, diminuir o uso do automóvel pode parecer que será impacto pequeno, não se subestime.  Se muitas pessoas pensarem de uma maneira positiva para o uso das magrelas, o resultado a curto prazo será visto com a diminuição do trânsito, ou seja, menos estresse pra você!

Para o meio ambiente, as vantagens também são grandes. Menos poluição sonora, emissão de gases, calor, combustível queimando. O impacto no solo é menor. O espaço usado também, o que diminui o desmatamento. A manutenção é muito barata, em alguns casos de graça.
De qualquer maneira, aderir à prática é uma vantagem que será realmente percebida aos poucos, mas seu corpo sentirá assim que começar. Exercitar-se ao invés de ficar parado sentado, sem fazer nada? É como se você levasse sua bicicleta da academia para dentro do seu carro.
E sabe o que dizem sobre endorfina, né?! A droga da felicidade, quanto mais você a tem, mais você a quer. Corpo enxuto, saudável, você mais feliz!

Se você é como eu, que tem pais que não patrocinam uma bike para por que têm medo dos perigos que São Paulo oferece, vai ficar na vontade... Ou juntar dinheiro pra comprar uma pra você (minha opção!).  


Pai, me dá uma bike dobrável?
O que a gente precisa, agora, são ações de incentivo por parte do governo, consciência dos motoristas e ânimo da população e educar-se para um pedalar seguro, o ciclista deve ser consciente também. 

Migrando do carro para bike, todo mundo ganha. Quando a cultura estiver implementada, vamos nos dar conta de que já poderemos andar sem rodinhas em uma cidade cheia de qualidade de vida.