Na criação dos filhos vale tudo para tentar acertar, mas não são todos os pais que sabem o que fazer e acabam exagerando ou na liberdade ou na rigidez.

Como se não conhecessem seus filhos, sem lhes dar a atenção e muitas vezes com outras prioridades, não percebem o que eles estão fazendo, e acabam deixando os jovens fazerem o que querem.

Vemos, sim, pessoas de todas as classes praticando crimes, mas alguns jovens de classe média alta cometem algumas barbáries simplesmente por não terem mais nada para fazer, e isso é, de certa forma, o mais revoltante.

Já diz o ditado:“cabeça vazia é a casa do diabo”, e comprovamos isso quando lembramos, não faz muito tempo, de um grupo de jovem entre 19 e 21 anos, assaltaram e espancaram uma empregada doméstica. Eles disseram tê-la confundido com uma prostituta. Será que se ela fosse mesmo garota de programa eles estariam sendo justos machucando-a? Não. Ela era uma pessoa indefesa, parada no ponto de ônibus. Era ela sozinha contra alguns covardes, sem medo da punição – inexistente - do Brasil.

Não existem só os pais ruins, existem os que estão presentes, sempre em contato com filhos, realmente se importam e dão bons exemplos, então o jovem acaba se intimidando em fazer “coisas erradas”, para não decepcioná-los, não magoá-los. Por existir um laço entre eles e, é claro, muita conversa o limite naturalmente se estabelece.

Mas nem todos os pais são bons exemplos ou, se são, estão ausentes, e até consideram os adolescentes um de seus problemas. Sempre faltará algo para os filhos, muitas vezes esses jovens fazem coisas erradas só para chamar atenção, eles já têm tudo mesmo, não precisariam de mais nada, só da atenção que lhes falta.

Portanto, os pais poderiam estar mais presentes na vida dos jovens, acompanhando e liberando-os aos poucos, para que eles aprendam com suas próprias experiências. É claro que não é só a família que influencia, mas todas as instituições que esse jovem freqüenta, como por exemplo, a escola. Se os jovens de classe média, por eles terem recursos, se ocupassem com mais atividades extracurriculares, poderiam preencher o tempo livre com hábitos mais saudáveis e com mais educação, essa a chave principal para um futuro melhor.