Ler e estudar andam juntos. Um não é mais importante que outro. Não se separam, se completam. Uma coisa só, sem mais preferências.
Divididos em gostos iguais pelos nossos jovens, alguns odeiam ler, por isso preferem estudar antes de alguma prova.
Outros preferem ler muito a ficar horas sentados em uma cadeira dura tentando decorar informações que nunca mais usarão.
"Ler é maçada, estudar é nada" disse Fernando Pessoa em seu poema 'Liberdade'. Ler é um exercício que fazemos, mas se continuarmos na inércia, nunca mudará e não se expandirá.
Os alunos do fundamental e médio estudam para passar em uma prova, poucas semanas depois, não se lembram de nada, e pra que lembrar se não usaremos tão cedo? É o que devíamos mudar. Estudando só o que usaremos no dia-a-dia e futuro próximo.
Ler e estudar cansam muito mais do que nadar em uma piscina olímpica por uma hora e meia, porque nosso corpo está sempre em movimento, sempre em treinamento, mas nossa mente, com a falta de tempo de nossas vidas dinâmicas, passa despercebida em matéria de exercitar.
Mudanças não acontecem de repente, mas começam com um empurrão. Estudar não fica pra sempre em nossa cabeça, mas é a melhor forma de absorver boa parte do conhecimento.
Uma outra parte, absorvemos quando lemos: abrimos os livros, as revistas, os jornais e a internet. Ler bastante, ler tudo o que você ver pela frente. Mas lembre-se, aprenda também a obter conhecimento ao viver.