Um dos motivos de eu gostar de sair com amigos é que sempre aparece um assunto interessante. Ontem minha cunhada me convidou para fazer parte de um mutirão para ajudar os imigrantes ilegais, que vivem situações desumanas, para colocar em prática a nova lei da anistia.           De acordo com o site da Polícia Federal, a nova lei de anistia faz com que todos os estrangeiros que chegaram no Brasil até dia 1º de fevereiro desse ano com situação irregular, sejam legalizados. O prazo vai até 30 de dezembro. Ainda de acordo com o site: “Os beneficiados terão direito à liberdade de circulação em território nacional, pleno acesso ao trabalho remunerado, à educação, à saúde pública e à justiça”.


A polêmica





Algumas pessoas são contra essa legalização porque está tirando o emprego dos brasileiros; porque se nem para os brasileiros há emprego e vida digna, não vai ter para estrangeiro; isso pode fazer cada vez mais estrangeiros se mudar para cá; e outros motivos contra.


Por outro lado, há quem diz que mesmo o Brasil não sendo o país dessas pessoas, tendo ou não direito de ficar, essas pessoas são seres humanos e estão vivendo como escravos e acreditam que isso não é certo.


A questão é: é fato há imigrantes ilegais e vivendo em situações deprimentes. Quais são as opções? Tirá-los do país. Legalizá-los. Ignorar a situação.


Se a legalização vai ajuá-los a sair dessa, se vai tirar empregos dos brasileiros, se vai incentivar a vinda de mais estrangeiros para cá, isso eu não sei… talvez, não, sim… o importante é tomar uma atitude.




Argumentos contra, argumentos a favor.




Tirar as pessoas dos países é uma atitude que só se deve tomar em ÚLTIMA das hipóteses, quando não há outras. O Mundo é a casa de todos, todos somos pessoas. Não existe esse negócio de país, de estados… essas coisas foram inventadas pelo homem apenas para organização, mas já se tornou tão forte que cada país tem um ‘dono’.


Uma solução menos intolerante – inclusive isso vale como solução para brasileiros no exterior -, é dar a oportunidade dos imigrantes ilegais sairem sem maiores problemas, já que muitas pessoas querem voltar depois de sofrer com a realidade, mas não têm condições e tem também o medo de serem presos pelo(s) crime(s).


Apenas legalizar esses imigrantes, não vai fazer com que eles fiquem ricos, não vai fazer eles mudarem totalmente de vida. E se melhorar a vida deles, vai prejudicar os brasileiros que estão perdendo esses empregos. Apenas legalizar os imigrantes, pode incentivar a vinda de mais e mais imigrantes para o Brasil e pode haver uma concentração de pessoas onde não cabe mais nem mesmo brasileiros. O que deve ser feito é um programa a longo prazo para o melhoramento de cada país, para que não haja necessidade dessa migração.




Não há conclusão, vamos discutir




Depois que minha cunhada me convidou para fazer parte do mutirão, a discussão começou causou muitas polêmicas e nervos a flor da pele ontem no bar. Posso garantir a você que, mesmo informações sendo adicionadas, cada um manteve sua opinião. Não houve nenhuma conclusão e ninguém conseguiu convencer o outro (mesmo estando em um grupo onde a maioria se diz bom em persuasão, como bons estudantes de direito). E é por isso que eu quis falar sobre isso. Gostaria de saber mais opiniões. Talvez nossas opiniões não mudem por ler a do outro, mas eu acho que é ótimo sabermos mais sobre esse assunto! VAMOS POLEMIZAR!