O rádio é interativo? Bom, é e não é. Não há como dizer que o rádio é 100% interativo já que a interatividade só existe mesmo na internet, onde os internautas podem deixar comentários e ler o que outros deixaram. Com o rádio a coisa não é assim. Não estamos falando do site da tal rádio, porque aí a mídia já não é mais rádio, é internet. Estou falando do rádio no rádio mesmo.

Interatividade é quando os ouvintes e a rádio se comunicam: uma ligação do espectador que entra no ar ou um SMS ou email lido com a assinatura do ouvinte para dar informação de trânsito ou de qualquer outra coisa… Isso é interatividade. Mas, além disso, não há como interagir com o rádio, a não ser que você seja um louco varrido e fale com o rádio como naquele programa “O Mundo da Lua” (TV Cultura) que a Rosa, empregada da casa, conversava com o locutor.

Na Band News FM podemos entrar em contato com eles por e mail e SMS e os locutores frequentemente falam algumas mensagens no ar. Na segunda feira, 18, eu estava na Raposo Tavares e ela estava parada por causa de um acidente, eu estava ouvindo a Band News e aproveitei para testar essa interatividade.

Mandei uma mensagem de texto e em alguns minutos o locutor leu parte da minha mensagem, a que era mais importante. Mais uma vez, enviei uma continuação da mensagem anterior, eles leram de novo. Apurei depois que a Band News FM recebe entre 50 a 100 mensagens por dia, e pelo o que eu escuto, a maioria deve ser lida.

Com o celular e a internet a manifestação de opinião, críticas e sugestões está muito mais acessível, mas o fato é que interagir mesmo com o locutor não é tão fácil. Em um programa de rádio não há espaço para que todos que queiram falar, falem. Diferente da internet que se um milhão de pessoas quiser mandar recados, pode até não serem lidos, mas há espaço pra isso.

É pelo site que acontece a maior parte da interatividade. A maioria das rádios tem um link “fale conosco” e também um para escutar a programação ao vivo. Nos sites a gente encontra todo tipo de informação como sobre eles, algumas também jogam as notícias lá: é como se fosse uma continuação da rádio. Mas interatividade com o rádio mesmo só se for no “Mundo da Lua”.