Nessa semana, vi uma cena peculiar: um senhor e uma senhora de idade sentados na calçada da Av. Rebouças entre a Av. Faria Lima e o shopping Eldorado – zona oeste de São Paulo – eles eram muito simples, estavam sentados num pedaço de pano no chão, as árvores serviam de varal e estavam tão a vontade que desconfiei se aquela não era mesmo a casa deles.
O que mais me chamou atenção não foi apenas um casal de mendigos morando na rua, mas foi a felicidade que ela aparentemente estava. Algumas pessoas ao meu lado do ônibus comentaram sobre estarem bêbados. Eu não acredito, é uma hipótese, mas não é que necessariamente estavam.
O homem estava deitado de lado, apoiado em seu braço direito, e ria com a mulher que estava sentada na direção de sua barriga, apoiada nele. Eles estavam dando gargalhadas, ela apontava pra algum lugar, estavam se divertindo de alguma coisa que não cabia a nós, do ônibus, entender. Sorri. Pensei no velho clichê das coisas simples.
Eu que estava ali dentro cansada, com fome, sendo esmagada pelas outras pessoas que estavam sendo esmagadas por mim e outras também, com calor humano quase insuportável, eu não desejava mais nada além da minha casa, parei para refletir onde está a felicidade, que tanto buscamos.




Lembrei de uma propaganda clássica que ficou por muito tempo na Av. Paulista, até a lei da cidade limpa, da Trip. A pergunta era: “você é feliz?” e tinha a foto de um senhor sorrindo bem grande, sem alguns dentes. Era uma propaganda linda, sempre me fazia pensar… Isso me faz pensar até hoje, na verdade. Confesso que estou em busca de uma tranquilidade interna e imagino que todos busquem a felicidade. Ninguém quer ser infeliz, não realizar seus sonhos e chorar o tempo todo. Convido todos, inclusive a mim, à vida simples. A proposta é refletir o que faz a gente feliz e buscarmos mais a paz verdadeira do que a paz comprada em shoppings.




Algumas coisas me fazem pensar que existe algo muito melhor do que um tênis ou calça de marca, quem precisaria dessas coisas ao estar de frente ao mundo que espera para mostrar suas energias positivas? Eu imagino o sol, o vento, as cachoeiras… Todas as paisagens pelas quais já passei, pessoas felizes com quem já conversei, milagres que já presenciei. O nascimento de uma criança, o sair do sol depois de uma chuva torrencial que faz brotar um arco-íris, a volta por cima de um desesperado.
O que nos torna pessoas mais realizadas? Será que precisamos de tudo isso que nos vendem como necessário? Se nós estivéssemos na situação daquele casal, ali na calçada, poderíamos estar felizes? Não quero que vivam um dia como mendigos, estou questionando sobre extremos para conseguir uma resposta na situação que você está hoje. Para que estamos aqui? Qual nosso objetivo? O que nos faz ser melhores que os outros?


Esse é um post para se pensar. Queria dizer tantas coisas, não sei se consegui.


O que você acha? O que você pensa sobre a felicidade? Comente sobre isso enquanto escuta a playlist que compartilho com vocês. São algumas músicas que me ajudam a olhar o mundo da maneira que tento. Não é necessariamente a maneira certa, mas eu gosto desse caminho que estou seguindo. Todas as músicas são da banda Forfun, e não precisa escutar nem ler a letra. É só uma dica. Ah, e eles não me pagam pra fazer propaganda!



| Siga o Som | Vou em Frente | Panorama | Gruvi Quântico | Escala Latina|Hidropônica | Good Trip | Viva La Revolución | Cigarras |
Baixar CD ForFun - Polisenso