A festa começou. Já havia tomado dois energéticos lá fora, a final, sabemos que dois fora da balada é o preço de um, dentro. Depois de me dar asas, é impossível ficar desanimada, mas minhas energias estavam se acabando na pista, ao dançar.

Putz, putz, putz, putz, pá, pá, pá, pá, pá… Uma e quinze da manhã, bateu a primeira sede, comanda na mão? Sim! “Uma coca, por favor? Não, melhor, pode ser um guaraná!”, geladinho e refrescante, tudo o que eu precisava para repor as energias.Tsááá. Glup, glup, glup, Aaaaah! De volta à pista.

Lá pelas três horas, o calor estava de matar, algumas pessoas já estavam bêbadas e outras desanimadas. A sede se acumula de novo – não podemos beber em balada SEMPRE que dá sede, é muito caro tudo -, o bar estava próximo. Vamos lá, uma coca? Um guaraná? SEIS reais? E a água? Aquela coisa insípita, inodora e incolor?! Ah, vai água mesmo, levando em consideração que estava com sede e refrigerante é caro.

Ao pegar na mão aquela garrafinha gelada senti algo diferente: era mais forte, mais pesada. A sensação foi ainda melhor quando abri a garrafa e não saiu gás como os refrigerantes. O primeiro gole veio sem muita vontade, mas em seguida os goles ficaram mais saborosos. “Dizem que a água é a origem da vida”, pensei.

O consumo adequado de água ajuda a controlar a temperatura do corpo, nos mantém hidratados, equilibra a quantidade de sódio no corpo, ajuda a digestão, reduz o risco de infecções, ajuda a evitar dores no corpo, etc. Além do biológico, a água tem significado espiritual, em algumas religiões ou até numa ducha ou banho de mar que podem ser suficientes para levantar nosso astral.

Ao beber aquela garrafa de água, a sensação de purificação foi tão grande que precisei apenas de três segundos para mudar de opinião sobre minhas próximas escolhas nos bares das baladas, depois de exercícios físicos, etc. Voltei para a pista, mas não estava com o mesmo pique que antes, estava mais animada, estava renovada.

Então, beba bastante água, aos poucos, ao decorrer do dia, o indicado é, no mínimo, 2 litros por dia. Se você estiver em jejum, a água vai penetrar direto para a corrente circulatória por osmose – não ocorrendo gasto energético e não fará mal ao seu corpo -, não é indicado durante as refeições porque pode dificultar a digestão, beba antes. E lembre-se, não espere ter sede para beber o líquido mágico.

Fontes: | Ecoviagem | Bbel – Uol | Guarapari Virtual |