É, acabou… Acabou a escola, acabou o sonho, levantar as seis e meia e ir para um lugar onde você sabe que todos os problemas serão resolvidos no fim do ano, quando passar de ano (ou não), quando não encontrar mais os inimigos e quando aquele carinha vai sentir saudades de você por que ele está realmente apaixonado mas você não sabia se era verdade ou galinhagem.

Não é como se fosse terminar o ano, se afastar dos professores chatos e ano que vem começar tudo de novo com a mesma promessa: esse ano eu vou estudar! Por que é claro que você não vai estudar, é mais do que óbvio se você nunca estuda.

 Não, na verdade, nada vai ser igual, afinal de contas, você já teve todos esses anos para aproveitar, e se não aproveitou: o problema é todo seu! É, por que agora, você vai ser praticamente ser tratada assim. Sabe do que estou falando? Mundo real. Acabou o mundo mágico porpurinado e cor-de-rosa!

 Vamos relembrar? Um pouco de nostalgia não faz mal a ninguém.

Você se lembra de algum acampamento? Ah, eu me lembro. Lembro de um salão, eu e mais duas amigas com nossos doze anos, todos se divertindo dançando e nós envergonhadas em um canto, quando eu vejo a cena mais triste da semana: o garoto que eu tinha uma grande paixão de mãos dadas com outra. E das brincadeiras? Eu sempre ficava por último em provas físicas e nunca conseguia raciocinar para conseguir montar quebra-cabeças, mas nunca me diminuíram por causa disso.

 Amores? Não… Não adianta dar um exemplo, afinal de contas, foram tantos… Tantos! Muitos perfeitos, muitos idiotas, muitos que foram perdas de tempo e um ou outro inesquecível e que valeram a pena.

Amigos, ah, os amigos são a melhor parte da vida escolar. Vai dizer que não:  fofocas dentro da sala, músicas contra o grupo inimigo, apelidos tontos, reuniões de cúpula para ajudar uma outra amiga no meio de uma aula importante de matemática, trabalhos com apresentações bizarras e engraçadíssimas, trabalhos sérios mas muito engraçados de fazer, ter que ficar na escola todos os dias, duas semanas, depois da aula para reuniões sobre um trabalho “muito importante” mas só foi feito de fato nas últimas três horas do último dia. Amigos também fora da classe, os mais velhos que te faz ficar sendo popular, os amigos mais novos que ficam populares por sua causa. Aqueles amigos que até depois de sair da escola, fica para sempre.

Professores? Incomparáveis: os chatos, os burros, as mães, as sogras (sim, as do tipo sogra). Professores. Perfeitos e pavorosos.

 Viagens de formaturas foram duas importantes, a da oitava série, para um hotel-fazenda e do terceiro colegial, Porto Seguro. Por que foram tão importantes essas duas viagens? Essas coisas simplesmente não se explicam, simplesmente acontecem, as pessoas ficam importantes, os olhos enchem de água e não nos controlamos, já me deu vontade de chorar, gritar, berrar e nunca mais sair da escola.

Então, o que acontece depois que acabar a escola? O que eu vou fazer agora? Não, de maneira alguma quero colocar em dúvida a faculdade que quero fazer ou o trabalho que quero estar ano que vem ou nos próximos, eu não estou falando de coisas físicas e materiais, estou me referindo… Aos amigos, aos professores muito gente boa e os não tanto assim.

 Tudo vai ser diferente agora. Nada será como antes. Não terão as mesmas festas e as fofocas infantis sobre as mesmas, não terão as mesmas briguinhas de antes. Agora somos adultos. Adultos e responsáveis! Sim. É o que todos esperam de nós agora que não estamos mais na escola.

Cara! Como estou com medo! Como voltarei a gazear de novo? Sei que sentirei ripadas a partir de agora, todos os dias até eu me acostumar com essa nova vida, por que é vida. É outra vida. Uma vida muito diferente do que conhecemos.

 Não pretendo parar de me divertir ou não ter mais amigos, ou qualquer coisa, só que a vida é diferente agora, não pior ou melhor, apenas diferente!

 Para as novas pessoas que acabaram completar o ensino médio, não tenho nada para dizer, nenhum conselho para dar, nada! Estamos no mesmo barco. Mas para os que estão cursando ainda a escola, com certeza, um recado: aproveitem enquanto podem!

 A gente só dá valor MESMO quando a gente perde, não é mesmo? Uhuh! Vida, vamos nessa!