Chega uma hora em nossas vidas que não adianta insistir. As pessoas, inclusive nós mesmos, mudaram. Os tempos também. Os gostos também. Ah, e o que é mais triste é que os sentimentos também.

Normalmente eu desisto bem fácil e rápido, sou assim mesmo, vamos a um exemplo banal: não consigo desentupir a pia da cozinha, eu acabo deixando pra lá e outra pessoa - mais determinada ou mais especializada que eu - acaba fazendo. Mas não sei o que acontece comigo porque quando se trata de sentimentos, eu sou muito mais flexível. Gosto de insistir.

Amizade principalmente. Ah, eu prezo muito amizades de longo prazo. Gosto muito de fazer novas amizades, mas estar com aquelas pessoas que cresceram com você, passaram sua infância e adolescência é muito bom. Não tenho nenhuma pertíssima de mim, hoje em dia, infelizmente.

Não é porque eu não quis não. Não é porque eu sou chata, não. É porque esse tipo de coisa não é escolha nossa. Pode ser no começo, mas enquanto a vida vai passando a gente não escolhe mais, simplesmente acontece. Pessoas se afastam, juntam, pisam na bola, passam vergonha… Tentam.

Eu sou dessas que tentam. Por enquanto quase todas as minhas tentativas não deram certo. Uma merda, eu sei. Também não é assim como se TODAS deram erradas. Eu tenho muitos amigos, mas os que me conhecem desde, sei lá, sexta série, sou obrigada a dizer, muito tristemente, que não me conhecem mais.

Eu sou a que tento. Tento dar certo. Tenho paciência. Tento não brigar. Não fico demonstrando nem falando que eu fiquei chateada - chateada eu fico porque por enquanto eu não tenho maturidade para resolver não me chatear e simplesmente parar de me chatear -, mas é sempre tão complicado porque sou eu quem corro atrás, sou eu quem se esforça mais, sou eu que quebro a cara.

Quando é a hora de dizer “tchau, acabou”? Parece que com namorado/ficante é tão mais fácil. Com amigo é diferente. A gente tem todo um carinho e não precisamos dispensar com todas as letras: “não quero mais você como amiga (o)”. Basta se afastar. E quando somos nós que não estamos nos adequando e continuamos nos aproximamos? Mesmo que sem querer, mesmo sem perceber que acabou? Poxa…

Bom, é difícil falar sobre esse assunto.

Não é só com os amigos de longa data. Os amigos mais novos também. Quando sabemos que as pessoas frequentam sua casa, suas festas, seu trabalho por interesse, por intercambio de informações ou se é por que somos amigos de verdade? Como vou saber? O assunto simplesmente rola, ou o quê? Tem que forçar?

Eu acho que tá na hora de dizer “… tô indo embora, baby… Bye, bye.” Tá na hora. Eu sinto que a hora é agora. Não precisamos fazer mais ceninhas, tentar conversar, tentar modificar, tentar melhorar. Não funciona, vamos deixar como está. Deixa pra lá, cada um segue sua vida. As lembranças e as saudades vão sempre existir. Como disse Lulu Santos: “Não imagine que te quero mal… Apenas não te quero mais!” Quero que sejam felizes e que se lembrem de mim com carinho.

Antigos amigos podem sair pra almoçar de vez em quando, para não perder o contato, então, por duas horas a gente “deixa o passado pra depois” e quando tudo acaba, voltamos a nossa vida normal. Difícil? Não sei. Vou começar isso agora, nunca fiz. Vou testar. É triste. Então, eu percebo que meu orgulho vai falar mais alto e minha essência vai voltar: Normalmente eu desisto bem fácil e rápido!