Todo mundo sabe que na época da Copa do Mundo é hora de fazer coleção do álbum da Copa, comprar uma televisão nova pra ver os jogos em alta definição (HD) e comprar camisetas, chinelos, bonés, calcinhas e outras coisas que as marcas lançam. Mas como tudo na moda, ela vai passar, porque afinal, quem usa uma camiseta "BRASIL RUMO AO HEXA 2006" sendo que em 2006 a gente nem chegou perto do hexacampeonato? Pois eh, depois que acaba, mesmo que a seleção conquiste o título, as coisas vão ficar lá, jogadas... Menos a televisão, claro, mas também, fala sério, é uma televisão...  
Esse ano, estou morando em Madri, Espanha e por isso vou torcer pro meu Brasil fora de casa. Ainda assim, posso perceber que a Copa do Mundo é também aqui (em 10 dias posso dizer até mesmo sobre EUA, pois estou indo pra lá dia 15) época de comprar, comprar e comprar. O nacionalismo aumenta e o consumo também. Bandeira, camiseta, álbum de figurinha, bichos de pelúcia, materiais de torcida em geral... Fato sabido, não?  
No meu primeiro semestre da faculdade de jornalismo, uma professora disse, e não só não esqueço, como vivo repetindo: o problema não é você CONSUMIR, COMPRAR, USAR, PAGAR AQUELE PREÇO por algo que é MODINHA, por algo que VAI EMBORA... O problema é você não ter a consciência que está fazendo e acha super legal que alguém disponibiliza algo que você SEMPRE* precisou, sabe? (*ironia, pra quem não entendeu pela falta de recursos). 
Ok, agora um exemplo real. Quando fui numa loja de conveniência aqui perto de casa (Open Core) e não sabia o que comer - aquela 1h30 da madrugada que você sabe que comer algo, mas não sabe o que - e eu entrei na sessão de bebidas eu vi umas latinhas promocionais da Coca Cola, uma amiga já havia comentado, mas eu nem dei bola, foi quando eu vi do Brasil, da Argentina e da Itália. Depois eu vi que se tratava das latinhas dos campeões "COLECCIONA LOS CAMPEONES, ¡HAY 7 DIFERENTES!", Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra e França. Mas elas são tão "bonitinhas" que eu resolvi colecionar. 
As duas primeiras foram do Brasil e da Argentina, depois da Itália, um dia só tinha da Inglaterra, nunca tinha as outras três, depois fui até o mercado e achei da Alemanha, da França e hoje eu pedi pra minha amiga que mora comigo quando ela foi ao Open Core ver se tinha do Uruguai, que era a única que faltava.
E tinha! Então, hoje, eu completei a minha tão querida coleção. Só que provavelmente vou cortar a parte do mascote que tá segurando a bandeira porque é quase certeza que não poderei levar na minha bagagem por falta de espaço, então, recortando a imagem se transformará em uma fina placa de metal, da espessura de uma folha de papel, enfio em qualquer lugar da mala e vai virar imã de geladeira ou só uma lembrança da Copa do Mundo de 2010 na Espanha (na verdade eu estarei nos EUA, mas a pré-copa, eu quero dizer, toda a preparação e expectativa, inclusive a abertura, eu estava aqui.) 
Só que tem alguns detalhes aí: 
1) é muito mais barato comprar a Coca Cola em garrafa, mesmo cada latinha custando uns 0,90€, em média. 
2) eu nem gosto tanto da Coca Cola daqui da Espanha. Algumas pessoas não reparam a diferença, eu percebi desde o dia que eu cheguei. 
3) eu nem estou tomando muito refrigerante, quando eu tomo é guaraná, mas não tomo muito porque é 1€ cada latinha ou 2,50€ uma garrafa (caro) ou então soda ou fanta. Estou tomando mais suco ou chá, mesmo. 
4) eu não estava tomando Coca Cola. Obs.: O meu não tomar coca cola não é como meu vegetarianismo que EU NÃO COMO CARNE NEM POR DECRETO LEI. É tipo, não quero mais beber coca, mas com pipoca e um filminho não pega nada. 
Eu sei que se fosse um amigo ou alguém que eu conhecesse que estivesse nessa situação, com esses itens 1,2,3 e 4 e me dissesse "vou comprar Coca pra colecionar as latinhas porque elas são bonitas", eu ia dizer: "oi?" e ia pensar várias besteiras. Dependendo do grau eu ia falar. 
Mas, antes que vocês pensem que eu vou me criticar, eu já vou dizer. Eu não sou dessas. Haha. Eu sei que eu tô sendo influenciada a comprar Coca Cola e a estratégia de marketing funcionou muito bem comigo, só que a diferença entre eu e outra pessoa é que (talvez, muito provavelmente), essa outra pessoa NÃO TIVESSE A CONSCIÊNCIA. Não que as pessoas sejam burras e eu inteligente, não é isso. É que eu tenho consciência do que eu estou fazendo e as pessoas - Muitas... Às vezes... - acham que são super legais fazendo coisas que o grupo de marketing de tal empresa (nesse caso Coca Cola - España) bolou pra te manipular e você fazer sem prestar atenção.  
Só que se eu acabo de dizer que eu fui influenciada e a estratégia de marketing funcionou da mesma maneira, o que muda, pra Coca Cola, se eu sou consciente ou não do que eu faço, se no fim, o dinheiro chega pra eles de qualquer maneira. 
A diferença, caros amigos, é o conselho que eu dou: Compre as latinhas da Coca Light porque são muito mais bonitas com o fundo é preto. 
Brincadeira (em partes). 
Sério, agora: 
Não dá pra fugir muito desse sistema o qual estamos inseridos, mas se você fizer as coisas com CONSCIÊNCIA você vai fazer o que VOCÊ escolher, se você não tiver consciência, você vai fazer o que os OUTROS escolherem. 
NÃO AO CONSUMISMO INCONSCIENTE! 🙂 

BRASIL 🙂

 

Essa postagem deu origem a um comentário do perfil oficial no Facebook da minha banda preferida, meus ídolos, aqueles que tem as músicas mais iluminadas e que me fazem tão bem. O comentário foi "É o papo" do Forfun... ME DIZ QUE ALGUM INTEGRANTE DA MINHA BANDA PREFERIDA LEU O QUE EU ESCREVI!
 Jan/2016:
não tomo mais coca cola rs