Nossa biblioteca tem o ISO 9001, o que significa que adotou um padrão de normas de serviços, o que é muito bom para nós, usuários. O problema é que não adianta um atendimento e prestações de serviço excelentes se não conseguimos permanecer na biblioteca tendo que, ou suportar o barulho e bagunça ou ficar pedindo para as pessoas falarem mais baixo o tempo todo.

De acordo com o Artigo 31º do capitulo XI do regulamento da biblioteca da faculdade: “A Biblioteca é um local de silêncio, para que todos tenham a oportunidade de estudar e pesquisar.”, mas não é bem isso que acontece na nossa. O artigo 31º ainda tem um complemento: “O usuário que desobedecer às normas (…) será convidado a retirar-se do recinto…” O que não é feito, com certeza.

A estrutura de nossa biblioteca tem espaços que não são separados e por isso silêncio absoluto não é possível como deveria, sendo um local de estudo e pesquisa. Os funcionários que estão atendendo deveriam falar com a voz baixa suficiente para que o usuário escute e por sua vez, esse responder da mesma maneira. E os alunos entre si deviam se falar apenas o necessário e conversar isso em voz baixa. E isso não acontece e nenhuma atitude é tomada.

Quando os alunos fazem barulho – o que não é só de conversa, mas todo tipo de bagunça – os funcionários deveriam se manifestar a favor do regulamento. Uma vez que um grupo faz barulho, os outros se sentem no direito de conversar da maneira que for sem se preocupar e isso só muda se uma pessoa com a autoridade de um funcionário e não a de um aluno.

Como a biblioteca é um lugar dedicado aos estudantes o foco dela deveria ser o estudo e não trabalhos em grupo e buscas incansáveis por material de forma barulhenta. Às vezes uma pessoa que está interessada em frequentar perde o estimulo quando não consegue se concentrar no recinto que é direcionada para ela, enquanto as pessoas que conversam e fazem bagunça estão no lugar errado, continuam lá.

Proponho que todas as regras sejam seguidas e que assim possa incentivar os alunos que tenham interesse em estudar em um lugar silencioso e calmo. Como todo bom exemplo, ele tem que vir de cima, se os próprios funcionários não se importam em controlar o volume da voz, os outros frequentadores não o farão. Cada um tem que fazer sua parte, os trabalhos em grupos podem ser feitos no mesmo andar que a biblioteca numa sala especial para receber esses alunos e as pesquisas no computador e nas prateleiras não precisam ser feitas em meio de conversas paralelas.