Por que não ligam no dia seguinte? Por que somem do mapa? Por que não me procuram mais? É o que algumas mulheres se perguntam, mas sabem que os homens nunca vão mudar. Mas vocês, homens não sabem que as mulheres são as que sempre mudam... Mudam por necessidade, por amor e por tédio. Os homens são sempre os mesmos, sempre usam os mesmos pretextos, os mesmos motivos e as mesmas desculpas. 



Com uma exceção, outro dia ouvi uma desculpa que nunca tinha escutado. Um amigo meu que é amigo de um amigo de um conhecido meu (depois mulher que é fofoqueira) me disse que o carinha que eu estava de rolo sumiu por que eu estava agindo como os homens, que tinha perdido as características femininas em um romance, não corria atrás dele, dizia que estou, mas não demonstro, interessada... Que estou agindo como ele! Como assim? E por isso não quer compromisso? Sumiu do mapa depois de conseguir o que queria porque EU estou diferente? Faça-me o favor, se não tá a fim de mim não precisa me procurar, mas não venha com xorumelas.

Se eu mudei é porque vocês, homens, já esgotaram minha paciência e de tanto me fazer de idiota, estou começando a aprender. É claro que vocês são e sempre serão os originais, não posso ser como vocês. Não sou tão insensível, não prefiro um cara-gostoso-sem-nada-na-cabeça, não faço sexo por fazer, mesmo não necessariamente querendo uma coisa séria, nunca poderia atingir o nível de falta de consideração que vocês têm. Quisera eu aprender, quem sabe não consigo?



          Estou começando a me divertir mais, como vocês. Estou controlando mais minhas emoções e as demonstrando bem menos, isso me torna um pouco mais insensível? Tento ficar com os bonitões, porque ficar com homem bonito levanta a auto-estima, e se isso faz parecer que preferimos a forma ao conteúdo, é um ponto para que você reflita. Sou fisio-quimica-biologicamente incapaz de fazer sexo com alguém que não, no mínimo, gosto como amigo. Essa é a verdade, por mais que seja sexo casual e não queira nada sério, eu dificilmente faço sexo com alguém que não me agrada conversar, trocar experiências e intimidades.



          Viu? Não estou agindo como vocês, só estou aprendendo a sofrer menos, essa é a verdade. Dói saber que estou cada vez menos em suas mãos e que vocês não mais fazem o que quiser comigo? Não estou mais insensível, só passei a chorar no quarto pra ninguém vê o quanto estou sendo idiota por chorar por vocês. 



          É uma vergonha gigantesca admitir que esteja sofrendo porque aquele cara não ligou, porque ele não quer namorar, porque ele me usou. É uma vergonha chorar, não admito mais, mas não deixo de fazer isso. Continuo a mesma sonhadora e iludida que era, mas não mostro. Posso não demonstrar, mas eu fico ao lado do telefone esperando que me ligue e enlouqueço quando a ligação não chega – ou chega em uma noite chuvosa e solitária -, e se saio com você de novo e de novo, não é pra te usar, você não é um objeto, nem estou sendo idiota e sendo feita e besta, eu simplesmente gosto de estar com você, mesmo não querendo casar com você, gosto de ter amizade colorida.



          Mas já que os homens são assim, não querem compromisso até eles realmente quererem, resolvi mudar sim. Não posso mudar as sensações, mas posso mudar como eu passo a agir. Não vou mais ficar chorando no quarto em dia de festa só porque você não me ligou pra ir comigo. Não vou deixar de ficar com o bonitão na balada só porque eu fiquei com você no final de semana passado e você me disse “oi, vamos marcar de nos ver” por MSN, assim meio que por obrigação. Não vou deixar de sair com os amigos porque você ficou de me ligar. Se você quiser, a gente pode adaptar meus planos, mas não vou esperar sentada.



          Mas como aquele cara totalmente randômico ousou dizer que não me procurou mais porque eu estava agindo diferente das outras mulheres? Se a gente fica ligando, manda SMS eles não nos procuram porque estamos grudando. Se esperamos seus telefonemas, seu SMS, somem porque vocês acham que não estamos interessadas? Então como é que é pra agir? Vocês gostam de nos ver sofrer por vocês, só pode ser.  É assim que eu ajo: espero que me procurem, digo uma vez, com sinceridade:  estou interessada. Quiser me procurar, procura. Se não quiser...



          Fica na minha cabeça martelando porque vocês podem e eu não? Porque vocês podem pegar geral e eu não? O que muda? A droga da história, a droga da sociedade, a droga da anatomia? Acho que a única diferença é a capacidade de querer bem o outro – eu quero sempre muito mais que a outra pessoa – e eu sempre sofro com isso. Ou sofria.



          Ah, meus caros amigos, mudei por necessidade (de não sofrer mais), por amor (próprio) e por tédio (de esperar sentada). Não aguento mais chorar e esperar, me iludir com palavras bonitas e hipnóticas! Vocês são grandes jogadores, os melhores. Nesse campeonato, os homens vão ser sempre os líderes, e antes, eu era sempre rebaixada, mas aprendi a jogar melhor pra estar ali, no G4, mesmo sabendo que não conseguirei jogar melhor que vocês. 

          Falando em jogo, eu acho que aprendi bem. Aprendi direitinho a teoria, a prática, o proibido e o permitido. Sei as regras de cor e salteado. Mas já que vocês aprenderam desde moleques, de experiência, esqueceram de aprender uma norma muito importante: jogar de acordo com o que está em jogo. Isso eu sei fazer, mas os homens não. Jogam sempre como se vocês fossem o Lobo-Mau e nós a Chapeuzinho, mas não sabem jogar de igual pra igual. 



          Vocês pedem para eu ter calma, para nadar no fluxo da água, para não meter os pés pelas mãos, mas vocês sempre nadam contra a corrente, já se iludem achando que quero algo sério, que estou apaixonada, quando nem sempre isso acontece. Talvez seja iludida às vezes, porque vocês usam aquele charme de amor à primeira vista. Mas ilusão não é paixão. Se vocês não iludem e vão com calma, nós também vamos. 



          Às vezes quero ir aos poucos, te conhecer melhor, sair com meus amigos e não só com você, mas vocês, homens, sempre pensam que as mulheres vão largar tudo por eles. Quanta prepotência! Eu sei jogar e queria uma partida com você, homem e mulher.  Então eu proponho pra vocês: se vocês pararem de jogar o seu próprio jogo e jogar o NOSSO (seu e meu), vai ser muito mais prazeroso, pros dois.





Antônia

Obs.: se uma mulher te agrada, mas não sabe jogar, porque você não ensina?




hehe:

O amor... from gabi pagliuca on Vimeo.