Eu tinha apenas nove anos quando você nasceu, em 18 novembro de 1997. Hoje você completa 18 anos. Você foi recebido, desde a barriga de sua mãe, com amor e felicidade. É uma honra enorme ter você completando nossa família. Começo agradecendo sua presença em nossas vidas: gratidão!

Lá em 97, você foi nos visitar no Rio de Janeiro com seus pais, com apenas algumas semanas de vida, talvez, não me lembro direito. Com o tempo, o amor se consagrou. Os anos foram passando e logo virei adolescente, depois uma jovem adulta e hoje, aos quase 28, uma adulta que não sabe nada sobre a vida. As poucas coisas que eu sei são sobre mim mesma e é apenas isso que posso tentar passar pra frente. Não estou pronta, já que falho todo dia e assim que eu aprendo coisas novas. E é sobre isso que eu queria te falar, Lucca.

O tempo vai passar e, esperto como é, você vai saber que idade não significa nada ao menos que suas experiências sejam intensas, que você siga seu coração, que você encontre seu propósito mais elevado e gire sua vida em torno disso. O melhor desse caminho é que ele só depende de você, do seu compromisso com sua felicidade, seu foco e seu esforço. As pessoas podem ajudar ou atrapalhar em suas metas, mas só a forma que você lida com infortúnios define sua prosperidade. Ah, e isso não é sobre ter sucesso e dinheiro.

Diferente do que transmitem pra gente desde pequenos, você não precisa ser ninguém específico, nem ser famoso, nem tão estudioso (seu pai vai me matar), nem herói, nem mocinho, nem santo. Não precisa fazer uma faculdade específica, ter uma baita formação acadêmica cheia de títulos, estudar fora por anos. Você não precisa ter a religião que te salvará, nem valores, éticas e morais iguais as nossas, não – a não ser que você queira! E isso é muito importante: faça o que quiser, desde que seja escolha sua. A busca pela felicidade está em satisfazer nossas próprias necessidades e ir atrás de nossos desejos mais profundos, alinhando-os com nosso propósito maior e seguir nosso coração.

O nosso coração deve ser nossa única bússola. Os nossos sentimentos devem ser nosso único mapa para o tesouro. Podemos e devemos ouvir a opinião dos outros, aprender com os erros de quem já esteve numa situação difícil e superou, ouvir os mais velhos, seguir certas regras e nos adaptar na sociedade em que vivemos… mas nunca devemos ignorar nossos sentimentos mais profundos. Recebemos diariamente muitas informações e devemos filtrar apenas o que é mais interessante para que nossos objetivos sejam alcançados. Filtre tudo, critique tudo, desconfie de todos (de mim, inclusive!) e tire suas próprias conclusões. É mais difícil assim porque exige esforço, mas posso te garantir que o custo benefício é muito válido. A maioria das pessoas apenas segue as regras sem questionar e você, provavelmente, vai ser tentado permanecer na inércia, cheio de medo e infelicidade. Assim é comigo.

Para o sistema, é mais adequado que todos nós sejamos robôs, que pensemos igual, que queiramos as mesmas coisas. Assim fica mais fácil vender, nos deixar com dívidas eternas e nos escravizar. Na minha pós-graduação em marketing, estudei o consumidor e percebi como eu sou um ponto fora da curva – e como me sinto bem com isso! Eu me orgulho de aprender todo dia uma nova forma de viver nessa sociedade injustiça, traiçoeira e bélica sem entrar na “deles”. Afinal, o copo está apenas meio vazio, porque o resto do copo está cheio. Falando nisso, não faz tanto tempo que eu entendi essa analogia do otimista ver o copo meio cheio e o pessimista vê meio vazio. A questão é que vivemos melhor quando sabemos lidar com a parte chata e ruim da vida.

Aprender ser mais resiliente mudou minha vida. Praticar o não julgamento e o desapego também. Assumir a responsabilidade pelas minhas escolhas, situações de vida, sentimentos e emoções me empoderou de uma forma que não posso nem explicar. Aprender a ter amor e compaixão conscientemente por toda a criação me deixou mais serena e, de quebra, ainda me mostra, todos os dias, o que eu preciso mudar em mim mesma para ser mais feliz e estar mais em paz.

Mas não se preocupe em tentar acertar de primeira, pois só fazemos escolhas certas depois de seguir caminhos errados. Só aprendemos vivendo. Se você tiver medo de ser você mesmo, se for levado apenas pelo que a televisão diz, pelo que as marcas ou igrejas pregam, pelo que a sociedade exige de uma forma geral, o caminho parecerá certo porque terá menos obstáculos. No entanto, cedo ou tarde, você terá uma enorme ânsia de se encontrar verdadeiramente e o obstáculo será ainda maior. Você conseguirá, mas vai ser mais difícil.

Você ainda é novo, mas já tem idade suficiente pra ter discernimento e fazer escolhas seguindo seu coração – sair da adolescência tem seu lado bom, já que os hormônios costumam ficar mais estáveis. Começar a vida adulta seguindo o coração não é pra qualquer um, mas foi como eu decidi seguir minha vida, um pouco inconscientemente no início, e está sendo uma experiência boa. Não por acaso estou escrevendo essa carta.

Durante os últimos 18 anos, te falaram muita coisa, ditaram as regras e te fizeram acreditar em uma das infinitas realidades que existem. Tudo bem, não é exclusividade sua, mas convido você a iniciar sua vida adulta colocando em xeque todas as crenças que puder, principalmente as que limitam você e te impedem de ser íntegro e autêntico. Pense, sempre que tiver diante de um desafio: “o que eu preciso acreditar para que eu possa superar esse desafio?”. Dessa forma, você começa a se libertar de crenças que não servem para alcançar suas metas e você começa a ter, de forma consciente, novas realidades para acreditar que te levarão rumo à vitória.

Além disso tudo, preciso dizer que a natureza, a magia, a vida, “Deus”, o amor… estão em todos os lugares e, se olhamos com atenção, podemos perceber a beleza de tudo. Ao se olhar no espelho, provavelmente vê um menino maravilhoso com lindos olhos azuis, que desde cedo sabíamos que arrasaria corações. Mas a beleza exterior é só um dos atributos de uma pessoa. Também precisamos ter todo amor, compaixão e paz dentro de nós, porque nosso mundo é um espelho e só enxergamos fora o que temos dentro. Perceber isso também me ajudou bastante a melhorar em mim o que eu não gostava nos outros.

Portanto, nesse seu aniversário de dezoito anos te desejo que conheça a você mesmo, saiba quem é você e por que está nesse mundo. Todos possuem uma razão de estar aqui. Espero que você tenha a consciência de seus privilégios e possa ser grato por isso, que aceite todas suas bênçãos com alegria, que deixe a abundância entrar em sua vida e que sempre acredite em seus sonhos!

Viva intensamente e com responsabilidade! Faça tudo que seu coração mandar e faça suas escolhas de acordo com seu propósito maior – se não tiver, procure dentro de você tendo em mente o que você já sabe que não quer. Experimente. Para ter experiência, arrisque-se. Certifique-se de todas as formas de manter-se seguro e vá em frente… Ouse. Fique sozinho, sem pessoas e tecnologias ao seu redor. Medite! Descubra como cozinhar sua comida preferida (isso é libertador!). Evite mudar seu estado de consciência, ao menos por enquanto, até você saber melhor lidar com esses estados alterados. Aprenda a ser feliz sozinho e se amar 110%. Valorize seus sentimentos, intuições, emoções e pensamentos. Leia muitos livros e consuma qualquer conteúdo na internet que somem pra você, que sirvam para você ser um Lucca melhor a cada dia. Goste e use suas características positivas, mas tenha alguma humildade, principalmente se alguém, nesse mesmo quesito, não for muito bom, pois com certeza algo ele tem a te oferecer. Aproveite todos os momentos e pessoas para tirar aprendizados. Descubra seus pontos fracos e trabalhe para melhorá-los, mas entenda que você não precisa ser perfeito porque tudo faz parte da brincadeira, do processo de viver. Ninguém nasce perfeito e dificilmente alguém morrerá perfeito. O mais importante é você tentar, todo dia, ser uma versão melhor do você de ontem.

Queria te dizer mais sobre a vida e sobre felicidade, mas só posso te dizer coisas sobre minha experiência e, infelizmente, não há fórmulas matemáticas para a felicidade.

Ignore tudo que não fizer nenhum sentido para seu coração.

Eu te amo e conte sempre comigo.

Feliz aniversário!

Seja feliz, Tia Gabi